Apenas um Soldado...

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Diorama - Ponto de Encontro (Rendezvous Point) - Parte 01

Olá!

Hoje vamos iniciar algo especial! Um Diorama, ou seja, uma representação em miniatura de alguma cena "real".

Minha proposta para esse trabalho é replicar um momento em meio a uma floresta. Sem falar muito, para não estragar as surpresas, vamos dar início às atividades.

Inicialmente, utilizarei uma placa de madeira de 16/16cm, já que utilizarei kits na escala 1/144, um pouquinho mais trabalhada (nas bordas), mas não sei bem que tipo de madeira é essa. Comprei-a em loja de artesanato e materiais de festa.




Juntamente com ela, comprei uma peça de Argila. Preço baixo, achei que seria interessante testar e conhecer esse material, então a ocasião caiu como uma luva.


Idealizando a cena:



Tenho lido bastante artigos e materiais sobre como fazer dioramas, e algo que me chamou a atenção e achei que é de extrema importância para qualquer diorama é que se faz necessário que exista algum tipo de aclive e declive no mesmo. É bem mais interessante e real, dependendo do trabalho em questão, que haja esse tipo de construção no mesmo. Isso proporciona uma interação bem mais legal com a proposta de trazer um contexto mais real e uma melhor visualização e perspectiva da cena.

Tendo dito isto, tratei de medir um pequeno espaço de 0,5cm como margem e à partir daí subir as estruturas:



Sim, usei cola! Nesse caso, testei usar cola de silicone na ideia de que a argila fique solta na base de madeira. Bem, não custa tentar... Sou inexperiente no assunto.

Em seguida, apliquei a argila com o auxílio de um copo com água para ir modelando o terreno da forma como queria:


Em seguida, reposicionei o kit sobre a argila ainda mole para "tendenciar" a posição em que o mesmo deverá ficar. Para evitar sujar o kit, no momento, usei um pedaço de plástico bem fino:





Após isso, complementei as bordas com mais argila:



 Após 24 horas secando, o resultado abaixo:


Com a evaporação da água a argila tende a encolher de tamanho, "puxando" das extremidades para o centro. Sim, a cola realmente ajudou a fixar a argila na madeira de forma que quando inclinada a mesma se manteve firme.

Infelizmente no processo houveram também algumas rachaduras em partes da argila. Achei melhor arrancar as peças que ainda encontrávam-se um pouco coladas ainda para tentar remontá-la posteriormente.

Com alguns pedaços de plástico fiz cortes e colei na base, bem como os pedaços soltos:



Após fixadas as peças de plástico que servirão como bordas, terminei de preencher os espaços vazios com mais argila e complementei os aclives e declives. Posicionei também as árvores que serão colocadas, enquanto a argila ainda está úmida:



Particularmente, estou achando fantástica a experiência.

Enquanto a base seca, iniciaremos a próxima etapa de complementação do diorama: a casa.

Inicialmente separei palitos de dente:


Com um pouco de cola e corte se faz maravilhas:



De volta à base, ainda não completamente seca, dá pra ver novamente rachaduras por causa do processo de secagem da argila:





Na imagem abaixo dá pra ver a cola prendendo o plástico à base. Muito boa. Infelizmente ficou esse espaço visível que precisará de alguma intervenção:


Retomando a construção da casa:


Montando para poder encaixar:


Após criadas as paredes da casa, vamos tentar criar o teto, utilizando palitos de picolé e cola:


Um ponto muitíssimo importante e que comumente não é observado é a questão de proporcionalidade. Ou seja, os componentes do diorama devem ter a mesma escala ou pelo menos se aproximarem o máximo possível das medidas.

Após utilizar um pouco a régua, percebi que minhas "paredes" estavam um pouco maiores do que deveriam. Então, cortei-as mais um pouco, fui modelando o telhado e outros detalhes da mesma:






Detalhes do piso. No caso utilizei uma cola extraforte chamada Cascoreto, que é muito boa mesmo.


Em seguida tentei esboçar o telhado da casa:



E aí?


Retomando a base novamente seca, apareceram  novamente diversas rachaduras, mas acredito que elas serão escondidas ou concertadas com as camadas que virão posteriormente:


Para "selar" a base e incrementar a adesão das futuras peças, passei uma demão de água + cola:



Acho muito legais os materiais já prontos e específicos para modelismo, mas infelizmente temos certa dificuldade em adquirir estes por essas bandas... Então, vamos nos virando com o que temos à disposição.

Segundo a dica de uma colega, utilizarei canela em pó para criar o terreno, misturada com água e cola:




Após aplicada, adicionei novamente água e cola em um vidro de spray para aplicar e selar novamente a camada:


Em seguida, outra demão com o pincel:




De volta à casa... Depois de olhar algumas vezes para o telhado da mesma, concluí que ele não estava legal e resolvi construir outro, dessa vez utilizando palitos de fósforo para simbolizar melhor os formato das telhas, adicionando algumas madeiras na parte inferior:



Salpiquei alguns pequenos "grãos" que se soltaram das árvores na base para criar alguns exemplares de vegetação, assim como posicionei a casa para ver qual posição a mesma ficará:





Acho que vai ficar legal:



Para incrementar mais a textura da base e pensando na vegetação, adicionei água, cola e outros condimentos que não identifiquei, mais granulados, em grande parte da base utilizando sempre o pincel:




Depois de seco:


Detalhes:





Na imagem a seguir, dá pra ver que todo o trabalho está bem firme e preso, devido ao uso das colas:


Por último, para dar a selagem a todo o grupo, Primer no dio:



E é isso!

Realmente um trabalho novo para mim e tem sido bastante enriquecedor fazer tudo isso. Errando e Acertando, desenvolvendo técnicas e aprendendo outras, com certeza é algo enriquecedor para qualquer modelista.

Espero que corra tudo bem e que possa postar o resultado do trabalho finalizado.

Abraço à todos!

Sieg Diorama!


Nenhum comentário:

Postar um comentário