Apenas um Soldado...

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Moldes para Modelismo - Parte 02

E o dia seguinte... ou quase isso...

No post anterior sobre moldes, usei a massa Blue Stuff para fazer dois moldes, um do Heero e um do Trowa e usei massa epoxy como material para copiar. Coloquei a massa dentro dos moldes, os fechei e coloquei no freezer da geladeira para acelerar o endurecimento. Não sei se isso interferiu no resultado, mas é bem possível...

Retirado:


E tiramos a tampa:






Primeiro a superior e em seguida a inferior:


Comparando:


Parece que alguém ficou sem um dos pés...









Apesar da massa epoxy endurecer bem, ela ficou de certa forma maleável e até fácil de cortar. Acredito que isso signifique que dê pra modelá-la de forma mais fácil do que o normal, talvez pela adição do hidratante.



Vamos à análise.

1. Sobre a Massa:

Como disse no início da parte 01, usei massa epoxy por ser barata e de muito fácil acesso, mas sei que não é o ideal para se copiar peças, por mais que tenham alguns caras por aí, mestres é claro, que o conseguem. Pensando bem, na verdade não ficou TÃO ruim assim. Perdeu-se bastante dos detalhes, para colocar os pedaços sobre as partes do blue stuff a epoxy ficava grudando nos dedos e a peça parece ser facilmente quebrável, dependendo da força aplicada sobre ela. Não tenho certeza, mas o fato de ter colocado na geladeira talvez influencie no resultado final da peça.


2. Sobre o Molde:

Aparentemente o molde facilmente toma a forma do produto sem problema algum. Mas se derem uma boa olhada, perceberão várias linhas nas peças finais. Elas são o resultado do sulco que fica quando se mistura as várias partes, quando vai se amassando o blue stuff. Acredito que aconteceu mais por ser a primeira vez, ou talvez pela blue stuff ainda não estar tão mole quanto deveria. Mesmo assim, achei o resultado impressionante, e como o produto promete a possibilidade de "infinitos" moldes apenas colocando novamente na água quente, então parece bastante promissor.




Cheguei a procurar em algumas lojas de odontologia aqui em minha cidade, mas não achei o tal líquido para resina odontológica. O mais comum achado foi uma em forma de pasta de dente, mas é bem caro, cerca de 35 reais por tubo. Péssimo negócio.

Acredito que o ideal seja usar algum produto em forma de líquido para se reproduzir uma peça, algum tipo de resina, para que ela possa preencher completamente os espaços do molde. A massa epoxy deixou muitas brechas. Infelizmente como tenho poucas barras desse blue stuff, não posso tentar copiar peças muito grandes.

O fato de ter copiado uma peça muito arredondado como esses dois pilotos também é problemático por isso, ter muitos detalhes e tal. Talvez peças mais "retas" como de Gunplas saiam-se melhor, mas gostaria de achar primeiro um material mais "ideal" para fazer cópias.

Se alguém souber ou tiver alguma sugestão, fique à vontade para expô-la.

Um abraço e espero ter mais novidades sobre isso em breve!

Até lá!


<Moldes para Modelismo - Parte 01

3 comentários:

  1. Até que enfim a continuação saiu hein!?

    Ah...só fazendo cópias daquelas peças frágeis traiçoeiras tipo o v-fin...já está bacana.

    E você pode conseguir até clonar membros para dioramas e estátuas.

    Muito legal, até estou querendo comprar uma pra mim também...

    Valeu pelo tuto e comentários Crys!

    ResponderExcluir
  2. Hummm.. Bem interessante essa massa...
    Pelo visto com peças muito detalhadas não fica 100%, mas com peças de armadura deve ficar excelente! Curioso para ver você fazer mais testes Crys.

    Novidades? Mais Kits?

    (novo post no blog)

    ResponderExcluir
  3. Valeu kaiser!

    Pois é, preciso testar com outros tipos de substâncias e de preferência, peças maiores...

    Diego, acredito que o problema foi o tipo de material que usei (durepoxy), mas com os itens corretos deve dar pra copiar bem mesmo peças mais detalhadas.

    Cara, estou com uns 8 kits esperando sair de curitiba pra cá... Êita dificuldade...

    Vou lá ver!

    ResponderExcluir