Apenas um Soldado...

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RX-0 Gundam Unicorn & Gundam Banshee (MG) - Parte 01

Finalmente voltando a postar algo...

FELIZ 2014 À TODOS!!! MUITA SAÚDE E DO RESTO A GENTE CORRE ATRÁS!!!

O final de ano foi muito cheio, trabalho, competição do hobbylink.tv, férias e viagens... Mas finalmente estamos de volta para mais modelismo e Gundam!

Iniciarei agora o WIP dos dois kits que usei na Copa GundamBrasil de Modelismo 2013, o Unicorn Gundam e o Banshee Gundam.

Já a algum tempo tinha adquirido a intensão de construir esses dois MS e os consegui na escala MG por preços bem em conta, tendo em vista que ambos são da marca GaoGao, anteriormente TT  Hongli, empresa esta que antes participava da produção de kits, se não me engano.

A versão que usei para este trabalho foi a Ka. para ambos modelos.


Sim, é claro que um kit original lhe trás 100% de segurança e tal... mas como geralmente costumo fazer algumas modificações na estrutura e na pintura, vez ou outra pego um "alternativo" para trabalhar. Na verdade o grande problema são as taxas e impostos que acabamos pagando, então, a grande verdade é que acabamos pegando produtos alternativos porque o original sai bem mais caro para nós brasileiros...


Depois da choradeira, vamos ao trabalho:



É sério... peças demais...



Minha impressão é que as peças clear dessa versão são mais avermelhadas do que me recordo das imagens da Bandai, mas pode ser minha cabeça mesmo.





O Inner Frame (esqueleto) é até interessante, mas bem menos completo do que os modelos mais atuais, claro que se deve às peças clear que preencherão mais os espaços.

Separei ao lado as peças brancas da versão do Unicorn e onde deixaria branco, que partes pintaria de cinza claro e de preto. Essas são as cores que escolhi para ele.

E para minha felicidade, durante o "destaque" das peças, parti a ponta de uma das peças do V-fin. Que maravilha...

Um dos GRANDES PROBLEMAS do Unicorn, principalmente essa primeira versão (Ka.), é sua mobilidade, mais precisamente na articulação do joelho, da coxa e do giro do torso. Com a dica de um colega de modelismo, o Gundamaster, me indicou um blog de um outro modelista, o MATX e seu blog: http://mxgs.blogspot.com.br/ onde o mesmo já "experienciou" customizações do Unicorn e postou dicas de como melhorar alguns desses problemas de mobilidade neste post: http://mxgs.blogspot.com.br/2010/08/when-i-have-itch.html. Seguindo estas dicas salvadoras, vamos aos trabalhos.


Limite da articulação do joelho ainda sem as peças/placas/frame externo.


Primeira etapa: Pequenos cortes nas peças para aumentar o ângulo de dobra na parte mais central da peça.


Segunda etapa: Nas peças que constroem a articulação dos joelhos, é necessário "abrir" mais espaço.


Terceira etapa: Cortar a outra "quina" para aumentar a amplitude na parte inferior. OBS: detalhe para a mancha vermelha que veio de fábrica...


E finalmente! Maior dobra na perna.



Mais um problema: o frame externo quando encaixado limita um pouco a bendita da amplitude do movimento. O MATX cortou a ponta da peça branca, mas eu tentei algo diferente:


Quarta etapa: Fiz cortes e um "encaixe" mais profundo para a peça que serve para articular o levantamento da peça traseira que eleva o thruster. Resultado:


A peça além de abrir mais ela também desce mais. Achei que a abertura ficou enorme e muito legal. Infelizmente, como disse anteriormente, as peças brancas limitam mais o movimento. Mas melhorou muito!


A versão chamada "OVA Version" contém tentativas de concerto dessas falhas anteriormente citadas e mais esta: a ponta traseira superior da peça branca da canela, que acaba novamente tocando a coxa e limitando novamente o movimento. Na nova versão esta ponta é mais curta. Minha proposta: cortar o pedaço e adaptar.








Após serrar essa placa traseira e enumerar as respectivas posições, d;a para comparar a diferença de mobilidade com e sem esta. Entre as propostas que pensei, a que achei mais prática e rápida foi fazer um segundo furo com a retífica logo abaixo e que pudesse encaixar a mesma, possibilitando a movimentação.

Achei interessante o processo. Importante lembrar que a adaptação da coxa foi feita em ambos os kits, mas da placa traseira apenas no Unicorn, até agora.

Por hoje ficamos por aqui pessoal. Em breve o próximo post!


Um 2014 de muito modelismo para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário