Apenas um Soldado...

sábado, 2 de fevereiro de 2013

The White Devil (Diorama) - Parte 6

Bem pessoal, estamos de volta para os últimos retoques no trabalho. Como não havia feito as pannel lines nos kits, resolvi então fazê-las agora, praticamente no fim do trabalho. Como os dois kits foram pintados com técnicas e métodos que diferem, pois o RX por ser branco, várias peças não levaram tinta, diferentemente do Zaku que foi completamente pintado. Vamos lá:


Primeiramente, com um cotonete umedecido com thiner, retirei um pouco do excesso de tinta que tentei colocar como weathering leve e o grude (provavelmente de minhas mãos) que ficaram nos cantos das peças ao longo do kit, que por ser branco, ficava bem perceptível.

Após a limpeza, resolvi começar pelo Zaku.

Seguindo algumas dicas, entre elas a do Professor Kaiser do Fórum GundamBrasil, reuni um pincel, as tintas desejadas para as lines e thiner. 




Utilizei no processo uma quantidade bem maior de thiner do que de tinta, obviamente pra ficar bem diluído e  fazer com que ela "corra" bem nas fendas sem que cause tantos danos.



Já que o Zaku é vermelho, então achei que a tinta marrom seria mais recomendada para fazer esses efeitos de "sombra" das pannel lines.


As lines pintadas são que estão entre a peça do cotovelo e a mão. O braço esquerdo está sem line e o esquerdo já está com a marrom. No fim das contas, eu não gostei... achei que não ficou como esperava.


...E sim, faltou um acabamentozinho nas peças, mas atendeu aos propósitos.



Tentativa nesses discos do braço. Interessante que se lê bastante mas na hora do "vamos ver" se esquece das coisas... É importantíssimo usar alguma ferramenta para aprofundar mais os sulcos para facilitar esse processo ou qualquer outro que envolva a pintura das panel lines, se não corre-se o risco da tinta extravasar e lhe obrigar a limpar o excesso, como pode ser evidenciado nas imagens acima.

Não gostei do efeito marrom. Vou para o preto mesmo.


Um detalhe importantíssimo: Essa técnica, como foi por mim executada, não vale a pena.


Como não aprofundei as lines, como pintei todo o kit e como usei thiner... quando fui retirar os excessos, a tinta saiu junto. Disso eu já imaginava desde antes do processo, mas, por um momento de devaneio, esquecimento ou lesêra mesmo, usei thiner no processo. O correto seria usar tinta acrilex ou solúvel em água e... água como diluente, óbvio. Acredito que devemos pagar pelos nossos erros, então é isso...


Já tava na chuva, então vamos nos molhar... A tinta corre bem, com um pouco mais de profundidade ficaria muito bom. Em seguida, retirar os excessos, claro.

Esqueci de registrar um detalhe: a mão direita foi refeita. Não ficou um trabalho excepcional, mas ficou bacana.


Peguei uma mão fechada, cortei dedo por dedo e tentei remontá-la para que ficasse aberta. Infelizmente não tinha no momento nenhuma mão desse tipo. Só que todo esse processo foi feito após toda a pintura dos kits, então dá pra perceber que a cor das mãos são diferentes de todo o resto, sem contar que não estão com o verniz fosco. Em seguida, algumas fotos da lines com o preto e das mãos. Minha paciência já tava no limite...



Bem melhor as linhas pretas, não?


Não estava mais com paciência de passar o verniz, fazer os danos, usar o gunmetal e em seguida o silver... mais uma falha do trabalho, mas em pequena proporção.

Para finalizar, uma ou duas fotos:



Bem, alguns podem achar estranho (pessoal do GundamBrasil) algumas mudanças, mas achei que era obrigação minha tentar deixar o trabalho mais completo.

Com relação ao Rx, usei marker ponta fina preta mesmo, tendo em vista os problemas com o zaku. Infelizmente não tirei fotos do processo, então só nas fotos finais mesmo.

Bem, este foi o penúltimo post do trabalho. No próximo as fotos finais do meu primeiro Diorama.

Até lá! 

Sieg Zion!


<The White Devil (Diorama) - Parte 5                                        The White Devil (Diorama) - Parte 7>

Nenhum comentário:

Postar um comentário